Há de fato muita coisa que não tem mais utilidade no processo ou término de uma obra/reforma, porque não foi pensada desde sua concepção, projeto e detalhamento, para que os materiais continuassem a existirem em ciclos de mesma qualidade.
O setor da construção civil é um dos principais geradores de resíduos na sociedade, e sendo eles de difícil decomposição. Dessa maneira, a responsabilidade com a correta destinação do entulho de obra gerado não é apenas do poder público, mas também das construtoras e dos donos de obras independentes.
Toda construção, reforma ou demolição gera resíduos de materiais variados, com peso e volume grandes, o que gera dúvidas quanto a sua destinação. Se você está planejando uma construção ou já passou por isso, talvez tenha ficado com essa preocupação também. Mas, como proceder? O que se pode considerar resíduos ou o mais comumente chamado de entulho? Quais leis ou determinações os regem? Como contratar o descarte? Como separar os materiais? Como reaproveitá-los?
Clique na imagem abaixo que o Canteiro Solidário explica.