Sobre o Canteiro

O Canteiro Solidário é uma plataforma de intermediação para doação ou venda de materiais reaproveitáveis provenientes de reformas ou pequenas construções, visando colaborar com a sociedade e com o meio ambiente. São três os seus pilares:

Missão Social – fazer a ponte entre quem precisa e quem deseja doar ou vender seus resíduos sólidos provenientes de construções e de reformas que permanecem em seus canteiros. O que para alguém pode ser somente entulho, para quem precisa completar ou mesmo construir sua casa pode ser algo determinante. Entendendo este canteiro de obra como uma área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução à construção ou à reforma. Este espaço pode ser um galpão de um terreno, o subsolo de uma casa ou mesmo a lavanderia de um apartamento.

Missão Educacional – proporcionar soluções para minimizar a cultura do desperdício e do descarte errôneo em caçambas, lixões e terrenos baldios, bem como colaborar com reaproveitamento criativo.

Sustentabilidade Ambiental – através do conceito da Economia Circular, onde se promove um ciclo contínuo de desenvolvimento, levando o resíduo para um novo ciclo como matéria-prima, estendendo a sua vida útil, como uma segunda vida, através da Reutilização e Ressignificação de portas, janelas, maçanetas, batentes, guarnições, revestimentos, pisos, acabamentos, degraus, bancadas, boxes, metais e louças sanitárias, além de marcenaria e mobiliário.

Vamos desobstruir as caçambas e os aterros, contribuindo consequentemente para o nosso meio ambiente.

Vamos otimizar o uso e ampliar o emprego daquilo que não nos serve mais.

E vamos principalmente e sobretudo Fazer do seu Canteiro um Lugar Solidário.

Sobre nós

Além de uma amizade que já dura há mais de 30 anos, e que continua vencendo os 470 km que os separam, Cristiana Casellato e Marcos Villas, ambos cariocas, mas habitantes de cidades diferentes, têm em comum uma trajetória familiar muito semelhante. Os dois são filhos de estrangeiros que escolheram o Brasil para viver e criar suas famílias, fugiram de situações de guerra, fome e tragédia que moldaram muito o caráter e modo de vida dos dois, além de trazerem uma herança cultural diferente no que tange o desperdício e o aproveitamento. Um chinês e um italiano que foram morar na mesma cidade e no mesmo Condomínio na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro. Hoje esta trajetória comum de ambos aproxima a racionalidade de um eterno carioca que trabalha com TI e de uma arquiteta, hoje paulistana, que sonha em modificar sua lida diária em canteiros de obras. Juntos criaram o Canteiro Solidário com a missão de honrar o legado cultural dos pais, contribuir com a sociedade e com o meio ambiente, sem nunca deixar de serem amigos.