Ressignificar é um verbo transitivo que caracteriza a ação de atribuir um novo significado a algo ou alguém; dar um sentido diferente a alguma coisa. E pode ser substituído por sinônimos como redefinir, transformar, transmutar, etc. Ele está relacionado com o processo de ressignificação, um método da neurolinguística que faz com que as pessoas possam dar novos significados a acontecimentos da vida, a partir da sua mudança na percepção do mundo.

Nos projetos de arquitetura, de interiores, ou de uma reforma, durante o seu processo de execução, muitas vezes arquitetos e empreiteiros se veem às voltas com pedaços de piso, ou revestimento que quebrados, partidos ou substituídos, inevitavelmente acabam indo parar em uma caçamba para seu descarte.

FONTE: Site Significados e Canteiro Solidário

Um  piso antigo, que retirado para dar lugar a um outro revestimento novo pode ter, um outro significado e função, podendo ser transformado em um revestimento de parede inusitado.
Uma porta pode se tornar um tampo de mesa.
Um degrau de mármore de uma escada sobrevivente a uma demolição de uma casa antiga pode se tornar um aparador.
Até uma peça de porcelanato que sobrou um pedaço, ou parte dele, pode se transformar em uma linda bandeja.
Uma janela retirada durante a reforma se transforma em uma cabeceira de cama criativa.

E você, o que sobrou de sua obra ou reforma na sua casa e que você ao invés de descartar possa ressignificar? Você pode pensar em algo sozinho usando a sua imaginação, buscar nas nossas DICAS ou consultar um profissional da área.


Parcerias

Parcerias

Como parte de nossa missão também educadora, o Canteiro Solidário criou  uma parceria com designers e artesãs  como a Adriana Ribas Lyra do Atelier Alecrim Design e Mônica Turato com seus incríveis Robôs Adoráveis, que exploram de maneira criativa a ressignificação de resíduos da construção civil.

Adriana Ribas Lyra através de técnicas de artesanato, visando uma nova vida útil, pensando também na funcionalidade e estética ministra Oficinas Especiais em seu Atelier Alecrim Design e online, onde tudo pode ser ressignificado, e com as suas próprias mãos. Veja alguns exemplos abaixo:

Uma janela antes, um painel depois
Uma gaveta antes, um porta linhas depois.

Clique no logo abaixo para conhecer a mentoria oferecida pelo Atelier Alecrim Design para ressignificação do seu resíduo da construção civil.

Mônica Turato em seu atelier reutiliza material descartado na construção civil, na praia e nas ruas, para criar verdadeiras obras de arte. Seu projeto de sustentabilidade, visa combater a poluição de resíduos sólidos e inspirar as pessoas a olhar para o próprio lixo que produz. Mônica iniciou essa história criando lindos robôs totalmente executado por ela com materiais oriundos dos resíduos da construção civil.

Clique na imagem abaixo para conferir o seu trabalho no Instagram.

Mônica Turato também criou as Bruxas Adoráveis, tão encantadoras quanto os robôs. Clique na imagem abaixo para conhecer o seu processo de criação.