Veja algumas Dicas que selecionamos abaixo. Você que é profissional da Construção Civil, se quiser colaborar com uma dica ou alguma experiência de reaproveitamento no Canteiro de Obras, entre em contato conosco.

Dica 1: Tampos ou degraus de mármore de escadas antigas

Casarões antigos demolidos por empresas demolidoras profissionais, proporcionam gratas surpresas como este aparador feito a partir de um degrau (último) em mármore, cortado na lateral para se adequar ao espaço e aproveitando as partes menores para duas prateleiras na parte de baixo.

Dica 2: Porta usada que se transforma em mesa

Sobrou uma porta na sua reforma? Que tal transformá-la em uma mesa espaçosa que pode ter o acabamento que você desejar ou combinar com a sua casa.

Dica 3: Mesa feita de tábuas de demolição

Tábuas de demolição podem ser compostas de várias madeiras para se fazer uma mesa diferente e sustentável. As tábuas podem ser pintadas ou na cor natural da madeira, e pode ter pés de ferro ou mesmo de madeira.

Dica 4: Fachada composta de várias janelas de demolição

No aproveitamento de esquadrias de demolição pode-se criar um painel com diferentes modelos, formas e matérias, numa composição singular e surpreendente.

Dica 5: Uma antiga banheira que se transforma em um sofá

Aquela banheira da casa da avó, ou de uma casa antiga que foi retirada não precisa mais ir para a caçamba. Transforme-a num inusitado sofá vintage, onde você economiza e enche sua casa de charme.

Dica 6: Tabeira de madeira usada

O aproveitamento direto de tábuas de madeira pode se dar diretamente como piso em outro espaço bem como servir de tabeira para compor uma paginação de piso onde o centro pode ser também de madeira, ou de cimentado, ou até porcelanato.

Dica 7: Painel de tábuas de demolição colorido

Tábuas de madeira de demolição podem ter alterado o seu uso, sendo ressignificadas em outra função, como um painel de revestimento colorido para compor uma sala ou um dormitório.

Dica 8: Marcenaria aproveitada

Durante a nossa vida nos mudamos de endereço, mudamos de pensamento, crenças… filhos nascem, filhos crescem … tudo na vida é dinâmico e mutável. Precisamos ter sempre em mente que tudo é aproveitável, reciclável, ressignificável.

Para além da preservação do meio ambiente que o aproveitamento de estruturas existentes pode vir a economizar: madeira/mão de obra/gasolina/energia/poluição, tem também o nosso bolso. Além da sensação de bem estar em saber que podemos manter certas estruturas pré-existentes em um outro contexto sem ferir o bom gosto e a funcionalidade. Claro que temos que contar com planejamento além de um bom marceneiro, como neste caso.

Este dormitório executado para o primeiro filho recém nascido no primeiro apartamento do casal precisou, alguns anos depois, e já na nova casa, ser adaptado e expandido para um novo bebê aproveitando tudo da marcenaria em um novo formato de layout e para novas medidas. Já pensando também em um futuro próximo trocar o berço para uma cama. Tudo foi reaproveitado, o armário, o trocador, o berço, até as prateleiras.

Dica 9: Piso Patchwork 1

Piso com desenho orgânico e utilizando de cacos de vários tipos de revestimentos cerâmicos e azulejos.

Dica 10: Piso Patchwork 2

Piso com desenho centralizado e utilizando de pedaços de  mármores e granitos.

Dica 11: Prateleira de chapa de mármore

Transformar um tampo de mármore em uma prateleira moderna e prática.