O Canteiro Solidário quer levar o conceito da sustentabilidade ao manejo dos Resíduos da Construção Civil, sejam eles agregados, madeiras, ferro, mármore, granito, pedras, revestimentos, louças sanitárias, portas ou janelas, e tantos outros materiais ou partes deles que retiramos durante uma reforma, transformando o hábito das pessoas para o Reaproveitamento deles, sendo através da Reutilização ou da Ressignificação. Este novo conceito tem que estar na pauta da nossa vida e em cada intervenção que fazemos nos nossos ambientes, sejam residenciais ou comerciais.
No passado a introdução e adaptação em nosso cotidiano da reciclagem dos resíduos caseiros: plástico, papel ou vidro, que até então não faziam parte da nossa dinâmica diária, foram paulatinamente sendo incorporados ao nosso cotidiano. Hoje não conseguimos abrir uma embalagem sem que a separemos, e a coloquemos no recipiente de separação devidamente designado. Virou um movimento automático, um hábito sadio e sustentável inserido no nosso cotidiano.
Assim pretendemos o mesmo com a separação e o reaproveitamento dos resíduos das obras e reformas executadas.
Que o proprietário discuta com seu arquiteto ou engenheiro previamente, maneiras de Reutilizar in loco alguns resíduos.
Que empreiteiros doem ou vendam os resíduos das obras ou reformas que operem.
Ou até mesmo optar por Ressignificar, em forma de novos revestimentos, criação de novos objetos, mobiliários ou até mesmo como detalhes na marcenaria.
São muitas opções e ideias novas que podemos ter para garantir um novo ciclo para os materiais retirados, operando uma Economia Circular e Criativa.
Por isso o Canteiro Solidário disponibiliza todas estas iniciativas diversas, de modo a amplificar nossa voz e ampliar o Reaproveitamento no Canteiro de Obras, criando oportunidades, inclusive de empreendedorismo e negócio.
A educação ambiental, a prática cotidiana e a grande vontade de preservar o meio ambiente permeiam as nossas ações.
Para o Canteiro Solidário, tudo se transforma, nada se perde.